quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vampiros: arte e lucro



Temidos, condenados e até adorados, os velhos chupadores de sangue estão ficando domesticados. Onde estão Vlad e Dr. Van Helsing, do clássico Drácula de Bram Stoker?  Ninguém sabe. Blade, do filme homônimo e Selene, de Anjos da Noite dão lugar a seres como os irmãos Salvatore, da série Vampire Diaries ou piores ainda, tal como Edward Cullen da saga Crepúsculo.
Perdoem-me os fãs, mas o que vem acontecendo com a literatura vampiresca é lamentável. É visível que os novos filme e séries ignoram a essência do "ser vampiro" para agradar uma maioria adolescente. 
É de se saber também que as influências do regime capitalista converteram música, literatutra e dramaturgia, de arte para business.
O potencial artístico sendo cada vez mais reprimido pela busca de capital, faz com que muitos artistas modernos acabem por se entregar a esse novo tipo de negócio. Não é um discurso socialista, longe disso. Apenas chamo atenção para o que vem acontecendo com nossa literatura, nossa dramaturgia.
Vampiros como víamos em filmes, livros e jogos como Castlevania desaparecem como fumaça, deixando espaço para outros, com caninos tão artificiais quanto os da figura acima.

4 comentários:

  1. Ao invés de o capital servir para se fazer mais arte aperimorando-a cada vez mais, hoje a arte serve para aumntar o capital, e cada vez mais deixa de ser arte...

    Mas nada contra os vampiros. Achei até legal uma reinvenção de um monstro.

    Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Hj foi meu primeiro dia de estagio... O tema da minha primeira matéria: Vampiros... Por incrivel que pareça, existe ciência nos vampiros...

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu exagero um pouco. Nunca estudei a fundo esses seres, mas acho que a essência do vampiro ficou meio desconstruída. O caso é que as reinvenções hj são como Jane falou, pra usar a arte pra aumentar o capital. Triste!

    ResponderExcluir
  4. Boa reflexão. Essa é a consequência de viver num mundo onde tudo vira produto, infelizmente.

    ResponderExcluir